quarta-feira, 30 de setembro de 2009
A Irrelevância Presidêncial
terça-feira, 29 de setembro de 2009
MOTAS ... FINALMENTE !
Pois é, finalmente a 14 de Agosto de 2009 - e passados dez (10 !!) anos - o parlamento português, através da bancada parlamentar da CDU, fez aprovar a alteração à lei que permite a quem possuir carta de condução de automóvel ligeiro (categoria B) e idade igual ou superior a 25 anos, ou em alternativa habilitação legal para a condução de ciclomotores, conduzir motociclos com cilindrada não superior a 125 cc e uma potência máxima até 11 KW, correspondente a 15 cavalos (categoria A1).
A alteração resulta da Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto, publicada no Diário da República e que assenta na Directiva Comunitária em relação a esta matéria.
No entanto, quem tiver carta de condução de ligeiros, mas uma idade inferior a 25 anos e não disponha de habilitação para condução de ciclomotores, terá obrigatoriamente de se submeter a um exame prático e, como é óbvio, à respectiva aprovação.
Apesar dos habituais e retorcidos contornos legais, o sumo de tudo isto é que o comum dos mortais com carta de carro vai poder andar de mota sem mais preocupações.
Finalmente, e passados dez anos, vamos poder circular nas cidades de modo mais "verde", com uma inferior pégada ecológica, apostando numa incomparável mobilidade...enfim, vamos poder ser mais civilizados.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
SOMOS ILUMINADOS ...
YES WE CAN !
"Sócrates é o pior primeiro-ministro desde 1985 José Sócrates é apontado pelos portugueses como o pior primeiro-ministro desde que Portugal entrou na União Europeia. A sondagem exclusiva da Exame/Gemeo-IPAM indica também que Cavaco Silva é o chefe do Governo mais acarinhado dos cinco políticos que governaram Portugal a partir de 1985. "
E pronto ! Há uns meses atrás, recusava-me a acreditar que fossemos assim mesmo... recusava-me a aceitar que a nossa inteligência colectiva fosse proporcional ao minúsculo crescimento económico a que este senhor condenou o nosso país. Na minha lamentável ingenuidade idealista, acreditava que, finalmente, haviamos chegado a um estado de maturidade democrática que nos faria saír de casa para votar e mudar o que está mal !
Mas não... não senhor ! Nem saímos de casa, nem - os que sairam - mudaram alguma coisa! É patética esta maneira de ser...
Num outro dia assisti na televisão, numa qualquer entrevista de rua a propósito das eleições, um senhor muito convicto a afirmar que não se demitia da responsabilidade que lhe foi dada pelo 25 de Abril ! Sim senhor, bem falado ! Está em clara minoria ... mas é de homem !
Contudo, e vistas bem as coisas, o próprio 25 de Abril não foi grande coisa ... uma "revoluçãozita" com cravos nas armas... uma revolução que se limitou a dar a estocada final num regime às portas da morte... se não tivesse havido revolução, morria na mesma !
Somos assim, só mudamos o que já está mudado e mantemos o Status Quo até este apodrecer... quando estiver podre... alguém lá vai dar um "piparote" para caír, e pronto... faremos festas e churrascadas e desfilaremos na rua como se soubéssemos que "agora é que é ... agora é que isto vai ser a sério !".
O que niguém se lembra é que a incompetência operacional (que é a patologia de que sofre este senhor...) torna o nosso estado de penúria exponêncialmente pior a cada ano que passa... o que ninguém parece lembrar é que estas coisas não se resolvem sózinhas... se ninguém fizer nada, pioram... se alguém só fizer m**da entraremos numa espiral de decadência que - daqui a uns anos - não haverá revolução que nos safe.
A propósito da notícia aqui reproduzida, comento parafreaseando o que hoje, sabiamente, ouvi da boca de uma amiga... "como podemos nós criticar a reeleição de George Bush, quando acabamos a reeleger Sócrates ?" . OH YES... WE CAN !