terça-feira, 29 de setembro de 2009

MOTAS ... FINALMENTE !



Mudando, radicalmente, o rumo deste blog ... mas afinal são coisas que nos dão gozo e suscitam o nosso comentário !

Pois é, finalmente a 14 de Agosto de 2009 - e passados dez (10 !!) anos - o parlamento português, através da bancada parlamentar da CDU, fez aprovar a alteração à lei que permite a quem possuir carta de condução de automóvel ligeiro (categoria B) e idade igual ou superior a 25 anos, ou em alternativa habilitação legal para a condução de ciclomotores, conduzir motociclos com cilindrada não superior a 125 cc e uma potência máxima até 11 KW, correspondente a 15 cavalos (categoria A1).

A alteração resulta da Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto, publicada no Diário da República e que assenta na Directiva Comunitária em relação a esta matéria.

No entanto, quem tiver carta de condução de ligeiros, mas uma idade inferior a 25 anos e não disponha de habilitação para condução de ciclomotores, terá obrigatoriamente de se submeter a um exame prático e, como é óbvio, à respectiva aprovação.

Apesar dos habituais e retorcidos contornos legais, o sumo de tudo isto é que o comum dos mortais com carta de carro vai poder andar de mota sem mais preocupações.

Finalmente, e passados dez anos, vamos poder circular nas cidades de modo mais "verde", com uma inferior pégada ecológica, apostando numa incomparável mobilidade...enfim, vamos poder ser mais civilizados.

Certamente que, a partir de agora, andar de mota passará a ser normal e tido como uma opção inteligente ... afinal quem anda de mota não tem de pertencer a um grupo de marginais com barbas compridas, coletes de cabedal e cuspir para o chão !

Tenho a séria esperança que estes novos motociclistas continuem o seu percurso e contribuam para um maior civismo na estrada, para uma maior urbanidade no tratamento a quem anda de mota... espero que ao andar de mota se apercebam das barbaridades (muitas vezes involuntárias...) feitas por quem circula de carro e não se apercebe quão vulnerável está quem anda de mota. Espero que quando voltarem a andar de carro se lembrem do que é estar em cima de uma mota e conduzam com mais respeito.

Claro que a moeda tem sempre dois lados, óbviamente os acidentes vão aumentar com o aumento do número de motas a circular, eventualmente os seguros das motas vão aumentar, eventualmente virão os mesmos afirmar o habitual "eu bem vos disse...", mas o progresso é isto mesmo, é andar para a frente e melhorar.

Andar de mota é bom, é inteligente e é útil para as cidades; saibam os autarcas adaptá-las (as cidades) a esta nova realidade.

E para quem pense que não é cómodo, desengane-se. As scooters, que são os modelos mais procurados em consequência desta nova lei, são tão - ou mais - confortáveis que um carro, gastam pouco mais de 2 Ltrs aos 100 Km, têm uma manutenção barata e ocupam pouco espaço.

Para além das óbvias vantagens de tudo o resto, atente-se somente no baixo impacto ambiental da extrema mobilidade, do baixissimo consumo de combustível e da manutenção acessível ... Anseio por ver cidades com mais motas e bicicletas do que carros... não será um sinal inequívoco de evolução, mas é - certamente - um sinal óbvio de inteligência !





2 comentários:

  1. Caro Amigo, apesar de achar que estas claramente certo sobre a circulação mais verde, não me parece que vivamos num pais onde tal seja bem visto. O colega que vai de carro é olhado de uma maneira diferente do que o que vai de mota, e deveria ser assim, porque o que vai em duas rodas optou pela solução inteligente, mas sabes que assim não é. Mtas vezes, o que se atreve a sair de mota com um fato vestido, é apelidado de "doido", qdo no entanto não precisa de esperar em filas, porque não há filas pra motas! É pena, mas penso que se o governo começasse por dar incentivos fiscais ou outros demais, talvez essa mentalidade se modificasse... Acho que passa por ai, pois que o Zé Povinho não resiste nem a um bom desconto, nem a um incentivozito no final do ano.. E talvez se resolvessem os problemas de transito... já pra não falar a factura da gasolina ao fim do mês. Não sei, digo eu, que não percebo nada disto!
    E já agora, deixa-me que te diga, "Grande Musica"!

    ResponderEliminar
  2. Subrevo-me na íntegra o que dizes. Andar de mota só tem vantagens, e já se vê muita gente, aqui na capital, nomeadamente gestores, médicos e afins e conheço alguns pessoalmente, vestirem por cima do fato o impermeável para moto, e lá vão eles para o emprego, ultrapassando tudo e todos e ganhamdo tempo, um bem tão escasso hoje em dia. E a propósito, não é que eu ouvi há dias de um "comodista" do carro, e que já tem uns largos aninhos em cima, dizer que se calhar vai comprar uma "motinha" para, agora que tem mais tempo livre, dar as suas voltinhas?!....

    ResponderEliminar