segunda-feira, 28 de setembro de 2009

YES WE CAN !



E pronto ! Há uns meses atrás, recusava-me a acreditar que fossemos assim mesmo... recusava-me a aceitar que a nossa inteligência colectiva fosse proporcional ao minúsculo crescimento económico a que este senhor condenou o nosso país. Na minha lamentável ingenuidade idealista, acreditava que, finalmente, haviamos chegado a um estado de maturidade democrática que nos faria saír de casa para votar e mudar o que está mal !

Mas não... não senhor ! Nem saímos de casa, nem - os que sairam - mudaram alguma coisa! É patética esta maneira de ser...

Num outro dia assisti na televisão, numa qualquer entrevista de rua a propósito das eleições, um senhor muito convicto a afirmar que não se demitia da responsabilidade que lhe foi dada pelo 25 de Abril ! Sim senhor, bem falado ! Está em clara minoria ... mas é de homem !

Contudo, e vistas bem as coisas, o próprio 25 de Abril não foi grande coisa ... uma "revoluçãozita" com cravos nas armas... uma revolução que se limitou a dar a estocada final num regime às portas da morte... se não tivesse havido revolução, morria na mesma !

Somos assim, só mudamos o que já está mudado e mantemos o Status Quo até este apodrecer... quando estiver podre... alguém lá vai dar um "piparote" para caír, e pronto... faremos festas e churrascadas e desfilaremos na rua como se soubéssemos que "agora é que é ... agora é que isto vai ser a sério !".

O que niguém se lembra é que a incompetência operacional (que é a patologia de que sofre este senhor...) torna o nosso estado de penúria exponêncialmente pior a cada ano que passa... o que ninguém parece lembrar é que estas coisas não se resolvem sózinhas... se ninguém fizer nada, pioram... se alguém só fizer m**da entraremos numa espiral de decadência que - daqui a uns anos - não haverá revolução que nos safe.

A propósito da notícia aqui reproduzida, comento parafreaseando o que hoje, sabiamente, ouvi da boca de uma amiga... "como podemos nós criticar a reeleição de George Bush, quando acabamos a reeleger Sócrates ?" . OH YES... WE CAN !






3 comentários:

  1. Lamentavelmente lá teremos que aguentar mais uns anos esta situação. Esta situação, não. Será pior! As cedências que terão de ser feitas ao BE e ao PCP para que o projecto TGV possa avançar, irão fazer o nosso pais ainda mais decadente. É triste ver como os portugueses tratam Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Lamentavelmente teremos que aguentar o Senhor que teve a coragem e atitude de acabar com a politica do estado para o estado.
    - Juizes com 3 meses de férias?ACABOU!

    - Professores que têm mais faltas que os alunos? ACABOU!

    - Função publica reformada aos 50 anos?ACABOU!

    - Politicos com mandatos eternos?ACABOU!

    - Gente que deve e deve ao estado e não paga? ACABOU

    este é o Senhor que deu de facto um elevado contributo para educação, criando disciplinas e horários alargados e que dessa forma permite que os pais consigam ser mais produtivos no emprego.

    !que continue o choque tecnológico!que continue o sucesso escolar!que continuem as grandes obras como o TGV!!acima de tudo, que continue a exercer funções o MELHOR CANDIDATO A PRIMEIRO MINISTRO ..pela coragem, pela atitude, pelo bravismo, pela competencia, pela visão futurista, pelo caracter...OBRIGADO PORTUGAL.

    De entre todos ele era o mais credivel, e não me venham cá dizer, ah e tal , a Manuela , qual Manuela qual quê!

    Escolham outro e talvez ganhem eleições.

    DIXIT

    ResponderEliminar
  3. Como é boa a democracia... poder dizer atoardas sem fim e ter sempre quem nos ouça. Relativamente aos argumentos apresentados... dificilmente (nem mesmo o Engº...) seria capaz de estar lá 4 anos e só fazer asneiras... não, claro que fez algumas coisas menos más. Contudo, relativamente às que apresenta só se me apraz dizer o seguinte :
    - Juizes com 3 meses de férias?ACABOU! Mas o a justiça está no pior nivel de desenpenho de sempre (afinal o problema não eram as férias...).
    - Professores que têm mais faltas que os alunos? ACABOU! Mas não se vê nem professores, nem pais, nem alunos contentes com o sitema de ensino... querem ver que o problema não eram as faltas ...
    - Função publica reformada aos 50 anos?ACABOU! Contudo o primeiro semestre de 2009 registou o maior numero de pedido de reformas antecipadas de sempre... Oooops, vai-se a ver e o problema não era a reforma aos 50 dos funcionários públicos !!!
    - Gente que deve e deve ao estado e não paga? ACABOU. Claro que acabou, a JP SÁ COUTO (fabricante dos magalhães...) tinha uma colossal divida ao estado... mas isso não impediu ninguém a lhes adjudicar a manufactura dos computadores...
    Pois é, meu amigo, e se este senhor foi o tak que permite aos pais serem mais produtivos no emprego, a pergunta impõe-se : Então porque é que não são?
    E fala o meu amigo de sucesso escolar ? Acha correcto chamar SUCESSO escolar ao facto de os alunos passarem de ano sempre... de chegarem ao fim da escolaridade obrigatório num estado de analfabetismo funcional ? Chama a isso sucesso... pois eu chamo-lhe estatistica.
    Numa coisa estamos de acordo, o candidato a primeiro ministro teve coragem, atitude e bravismo, teve isso tudo ... como caracteristica da falta de inteligência e competência... como dizem os ingleses "he's so full of himself" que nem consegue ver a miséria que é !
    Quanto à competencia, a visão futurista e o carácter... só temo ter - no futuro - de explicar aos meus filhos como é que chegamos a este ponto... sim, porque a bosta que agora se faz cheira mal... mas no futuro... vai feder !!!

    ResponderEliminar