segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O Lobo desapareceu...



É com enorme pesar e sentido de perda que este blog informa que morreu, neste sábado (31.10.2009) o radialista António Sérgio, vítima de problemas cardíacos.


Ficou conhecido com programas como «Som da Frente», «Lança-Chamas» ou «A Hora do Lobo».


Com 59 anos António Sérgio fazia actualmente o programa «Viriato 25» na Rádio Radar. O «mestre da rádio», como lhe chamou Luís Montez, dono da Radar, começou na Rádio renascença em 1968 e esteve mais de 40 anos em antena.A voz mítica de António Sérgio foi a protagonista de programas como «Som da Frente», «Lança-Chamas» ou «A Hora do Lobo» mas ao trabalho da rádio juntou também um percurso de produtor e editor discográfico.António Sérgio é unanimemente reconhecido como "o maior divulgador da música da frente" dos anos 70 e 80 em Portugal, através de programas que marcaram gerações e abriram o país à música mais vanguardista então produzida.


Um marco incontornável para quem gosta de musica alternativa, António Sergio foi um dos principais responsáveis pela (boa) formação musical de milhares de pessoas que, como eu, paravam tudo para ouvir o "Som da Frente" e, mais tarde, a "Hora do Lobo".


Dono de uma voz poderosa e inimitável, António Sergio teve uma brilhante carreira de 40 anos na rádio, meio onde nem sempre lhe deram o devido valor, tendo sido "cilindrado" pela cultura das Playlists nas rádios nacionais, mas - como verdadeiro LOBO - sempre se manteve fiel aos seus principios divulgadores de musica de qualidade tendo terminado a sua vida na Radio Radar com o programa "Viriato 25"...


Sou, sempre fui, um fã de António Sérgio e sempre lamentei o facto de vivermos num país que não sabe dar o devido valor a pessoas excepcionais como ele...


Formou, quanto mais não fosse pela sua influência, muitos dos melhores radialistas portugueses da actualidade e afirmou-se como um ícone da musica independente e dos programas de autor na rádio portuguesa, à semelhança de John Peel da BBC, António Sergio foi maior ... mais inteligente e com uma voz mais marcante... só não viveu em Inglaterra e nem tranalhou na BBC.


Bem hajas António Sergio, obrigado por todas as magníficas horas de música e formação musical que nos deste e que continues a animar as pradarias de onde quer que estejas !

3 comentários:

  1. Bonita homenagem. O Lobo merece-a. E a música.....a condizer.Pollock .... igualmente.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. O LOBO já não uiva do cimo da montanha da rádio, já não uiva à lua da musica independente... já não uiva para nós - comuns mortais - da aldeia do sopé da montanha ! O seu uivo agora é vento, e como vento soprará para sempre !

    ResponderEliminar
  3. Que lindo texto, que profunda resposta ao comentário, está tudo neste blogue, digno de se ver, ouvir e ler. EU sou fâ incondicional, passo sempre por aqui, embora a maior parte das vezes silenciosa, mas hoje não posso calar o meu encanto. Parabéns por tudo e continua escrevendo, pois o Saramago não dura sempre, e quem sabe, não estará outro Nobel a surgir no horizonte da escrita em Portugal, hein??

    ResponderEliminar