quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Irrelevância Presidêncial


E ali estava o país em suspenso para ouvir o que o Sr Presidente da República tinha para dizer ao país... após 12 minutos à espera que algo acontecesse ... acabou ! Parecia um daqueles filmes forçado a acabar por falta de orçamento...


Com todo o respeito que me merece a pessoa e a instituição do Presidente da República, confesso, que ainda não percebi ao certo ao que se passou ontem.


São muitas as razões que levantam questões sobre tudo o que envolve este happening, desde já - e para começar - não se percebe porque razão o Prof.Cavaco Silva se refere ao Presidente da República na terceira pessoa, mais parecia um jogador de futebol dos anos oitenta! Não se percebe porque é que não fez o que fez ANTES das eleições, ou logo quando a - pertensa - polémica estalou! Não se percebe porque é que se estava tão preocupado com a segurança desde o Verão, só ontem - precisamente - ontem é que ouviu pessoas responsáveis pela segurança !


Vejamos então o que se passou. O PR falou do PR na terceira pessoa porquê ? certamente para que se tudo isto correr muito mal, ele poderá sempre afirmar que não foi ele que disse... foi outro ... e a prova é que até se referiu a si (PR) como O PRESIDENTE DA REPUBLICA ! Inteligente, prudente e avisado !


Não falou antes das eleições pois não queria desviar as atenções do que era importante. Está certo, fê-lo agora, numa altura muito melhor ... quando tudo parecia mais calmo no rescaldo das eleições... toca a agitar e mandar tiros para o ar ... assim o povo não adormece, não se desmotiva, está sempre atento ! Inteligente, competitivo e com sentido de equipa !


Só ontem - precisamente - ontem é que ouviu responsáveis pela segurança. Ontem, passadas semanas de todas as alegadas suspeições acontecerem... lógico, a presidência queria saber quão vulnerável estava o seu sistema informático, numa jogada de mestre deixou tudo como estava para poder - depois - saber exactamente a dimensão do problema... depois de ouvidos os responsáveis pela segurança ficou a saber EXACTAMENTE o que se passava... HÁ vulnerabilidades ! (???)


Uma coisa é certa, mais uma vez o Presidente da República não só confirmou a sua mestria no domínio dos tabus, como fez algo inédito ... falou ao país e simultaneamente manteve o tabu... não esclarecendo rigorosamente nada ! Concordemos que não é para todos !


Nas reacções dos partidos políticos, para além das trivialidades do costume, destaco a primorosa forma como o PS, aproveitando a inexactidão das acusações do PR, virou o discurso a seu favor, chegando mesmo a afirmar que o PR confirmou que nunca o ouviram falar de suspeições de escutas ... e é verdade... o PR disse isso mesmo !


A comunicação do PR ao país sobre o "caso" das escutas é tão ambiguo e vago como inútil para o país e para os portugueses. Ao não chamar "os bois pelos nomes" levanta poeira e deixa tudo como está; ao não tomar nenhuma decisão específica, permite que todos digam que afinal não se passava nada.


Honestamente, esperava mais e esperava melhor.


Para salvar a situação idealizei um cenário retorcido em que o PR, numa hábil manobra política, se servia de uma alegada situação de desconfiança sobre umas - alegadas - escutas para retirar confiança política ao partido mais votado e convidar outros, em coligação, a formar governo !!! Era a revolução... talvez armada, desta vez !

5 comentários:

  1. E é o pais que temos! Também não percebo o objectivo do PR e para dizer a verdade também não sei se era para entender. Provavelmente era só para nos por a todos a pensar que este pais é entusiasmante e importante onde montes de coisas acontecem.

    ResponderEliminar
  2. Pois é! Se mal fez, pior disse.

    Este senhor é um mestre, é de se lhe tirar o chapéu, pela forma sabia como transmite os seus pensamentos. Não é nada fácil falar durante 12 minutos sem ter dito coisa nenhuma.

    Por estas e por outras , com eata mania do politicamente correcto, é que isto não avança.

    Costumamos esperamos eternamente pela resolução de casos de policia, que acabam quase sempre em coisa nenhuma, e para não variar até para uma simples declaração e averiguação de sistemas , o próprio PR espera tempo demais, e igualmente para dar em coisa nenhuma.

    É o que temos.

    ResponderEliminar
  3. Ok, fiquei muito mais descansada por ler este comentário..... É que eu tb não percebi o objectivo das palavras do presidente, mas estava envergonhada demais para o admitir! :(
    Mas pelo que leio aqui ou ali, parace q se calhar sao mto poucos os que perceberam!

    ResponderEliminar
  4. Mas haverá alguém que perceba o que este senhor diz? Eu por mim confesso a minha inaptidão para o entender e muito principalmente quando ele se refere a ele próprio na terceira pessoa, tal qual como o Jardel quando estava na maior, no futebol. Ainda bem que não sou só eu, já estava a ficar complexada.

    ResponderEliminar
  5. A única coisa que conseguimos perceber, de tão distinto discurso foi - precisamente - o que não deveria ter sido percebido.

    " o sistema tem vulnerabilidades" pois é, e cairam lá quem cães, é ver quem mais pode tentar entrar nos sistemas do Governo e da Presidência.


    Pior, já é noticia de capa de jornal, com casos de tentativas bem sucedidas.

    É o caus! E agora, onde está a responsabilidade de quem, por tudo e por nada, cria tabus, - mas do nada abre a boca, para dizer precisamente o que ninguem deveria ouvir.

    ResponderEliminar