quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Europa amiga !



O Banco Central Europeu (BCE) decidiu não mexer na sua taxa de juro de referência, tal como era esperado, mantendo-a em mínimos históricos pelo sétimo mês consecutivo.


A taxa de juro de referência do BCE encontra-se em 1% desde o passado dia sete de Maio, o que corresponde ao valor mais baixo de sempre.O mercado não esperava qualquer alteração no preço do dinheiro na zona euro, estimando os peritos que o BCE só deve subir os juros no quarto trimestre de 2010.


Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião, o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, reiterou que a "recuperação está a continuar a melhorar", embora ainda exista um "elevado nível de incerteza".
Trichet notou que muitos factores que suportam a recuperação são "temporários", devendo a economia crescer "a um ritmo moderado em 2010" e a um ritmo "irregular".


Mais uma vez, o Sr Trichet adopta uma postura conservadora face ao valor do dinheiro numa europa a braços com a competitividade internacional, onde tem de competir com economias mais "desempoeiradas" como a Norte-mericana e a Japonesa, ambas com taxas de juro de referência muito perto do 0%.


Sem bem que taxas tão baixas enviam sinais "obtusos" aos actores económicos, o que é certo é que a Europa compete a nível internacional com países cujo dinheiro é muito mais barato. Ficamos, inevitavelmente, a pensar - mais uma vez - no que é que o Sr Trichet está a pensar... será que não baixa a taxa de referência para poder "vender mais caro" os pacotes de apoio à liquidez dos sistemas financeiros europeus ? Será que pretende manter uma certa estabilidade e não deixar derrapar a inflação? São muitas e variadas as respotas possíveis; o certo é que Portugal... aqui no nosso canto, mais uma vez anda a reboque de tudo isto. Somos vitimas da crise, e temos um ritmos de recuperação muito mais lento que o resto da europa, pelo que o fim previsto das medidas de apoio vai, mais uma vez, apanhar-nos em contra-ciclo.


O governo de José Socrates negou ir aumentar os impostos, apesar das afirmações do governador do Banco de Portugal, o certo é que um governo incapaz de controlar a despesa, vê nos impostos uma fonte facil de receitas. Mas um eventual aumento de impostos só iria agravar a, já débil, situação financeira do tecido empresarial nacional e das próprias familias. Por outro lado, não aumentando os impostos e sem que a produtividade e competitividade do país aumente, dificilmente o Estado terá recursos para facer face às suas obrigações sociais, às quais se acrescentam todos os "pacotes anti-crise"... para continuar em frente terá, inevitavelmente, de aumentar o deficit... e esse é pago ao preço do Sr.Trichet.


Parece um beco sem saída... talvez o seja, e o tratado de Lisboa se, por um lado, veio fortalecer o conceito Europa, por outro dá um passo significativo no atenuar das autonomias de decisão nacionais dos países membros.


A uníca saída é uma resposta nacional vigorosa da nossa sociedade em termos de produtividade e de mentalidade, pela inovação e pela descoberta de novos mercados. Infelizmente não me parece que estejamos muito inclinados para aí... espero - honestamente - enganar-me redondamente !

3 comentários:

  1. Acho que tens toda a razão e não te vais enganar.
    Estamos a precisar de gente com iniciativa e CÉREBRO mas parece que os nossos melhores procuram outros mercados e os que cheios de boa vontade ficam por cá esbarram com uma série de dificuldades que os desmotivam.
    Continuamos na cêpa torta e não vejo saída para ela, para já com os moldes actuais de economia.
    Gostei muito de te ler.

    ResponderEliminar
  2. Falando do nosso país,

    Temos um problema bem maior que tudo isso.

    É que todos conhecemos o problema, todos criticamos o sistema e nos criticamos uns aos outros.

    Mas não conseguimos resolver o problema, mas afinal qual é o nosso problema?

    É a falta de T_m_tes, porque desde que me entendo por pessoa, me lembro do nosso problema de patriotismo e protecionismo , já passaram gerações e esse problema tende a agravar-se, a mania que os que é dos outros é melhor.

    Mas pior, todos temos consciencia desse problema - eu próprio - e quem me lê provavelmente também , e defende que esse é o nosso mal, mas 5 minutos depois estamos todos a ter actitudes completamente contraditórias.

    Temos de mudar.

    Já agora, gostava de ler aqui sobre as chinesises em portimão , que passaram de vão de escada a grandes superficies comerciais.

    ResponderEliminar
  3. Pois é meu querido, as mentalidade e a atitude deveriam mudar, mas tudo isso leva tempo e não sei mesmo se algum dia chegarems a mudar. Porque é que os portugueses lá foram são considerados uns excelentes trabalhadores e cá dentro é o que se vê? Pessoal a reinvindicar, a exigir, muitas vezes sem dar o seu melhor contributo à entidade patronal como deveria ser a sua obrigação? Claro que isto poderá ser conversa de "patrão" que eu não sou nem nunca fui, mas há coisas que se nos metem pelos olhos dentro e só não vê quem não quer ver. Mas também temos que ver que o exemplo deveria vir de cima, de quem manda e deveria ser um modelo para todos, e o que é que hoje em dia temos a servir de exemplo? CORRUPÇÃO, é palavra e ordem. Sempre houve e há-de haver porque está nos nossos genes, nas nossas mentalidades, na nossa cultura. Daí dizer que acho que tudo isso é muito dificil de mudar, assim num repente. Tenhamos esperança que a geração que agora desponta, e se educada com bons principios, seja diferente. Há sempre que ter esperança! É o que nos resta.
    (e agora não digas que não comento....) Beijos

    ResponderEliminar