sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Portuguesices!


Hoje recebi um email de uma empresa de renome que anunciava a implementação da sua nova plantaforma (???) informática.


Irra, que já aborrece ! É raro o dia em que não nos cruzamos com uma daquelas "calinadas" de Português que até faz com que paremos e voltemos para trás para nos certificarmos de que é mesmo real !!! É deplorável e triste a forma como tratamos a nossa querida e rica língua; é tão triste quanto frequente, e o problema torna-se exponêncialmente mais grave quanto o facto de cada vez repararmos menos ... é sabido e aceite que a frequência dos acontecimentos diminui o seu interesse e relevância, mas com erros de linguagem isso - simplesmente - não se aplica !


Não é por toda a gente dizer asneiras que a asneira deixa de o ser.


Aceitemos que o Português é uma língua viva e dinâmica, mas esse facto não valida a bacorada do Sr Ministro que diz que a sua equipa está "melhor preparada" para os desafios, quando deveria era estar MAIS BEM preparada para aquilo que diz em público ! Não valida a mamã que pergunta ao filho : "Gostastes" do almoço da mamã ? Quando deveria era perceber porque é que a sua mamã (avó do menino, e aluna no tempo em que, de facto, se ensinava nas escolas ...) lhe perguntava ao fim de cada dia : Então, gostaste das aulas ?.


Para além de tudo o mais e de todos os problemas profundos do ensino nacional, a falta de cuidado que é posta em tudo o que é escrito e em como se fala, é gritante ! Porque o Português não é só MAIS UMA disciplina, Português é a base de tudo o resto... ninguém pode ser bom aluno a matemática se não conseguir perceber o que lhe é perguntado ou requerido num determinado problema, ninguém pode ser um bom engenheiro se (em exagero) lhe pedem uma ponte e ele faz um aqueduto !!


Os adeptos do funcionalismo linguistico dirão que não interessa como se diz, desde que se diga o que se quer e nos façamos entender... lamento, mas discordo profundamente!


Discordo porque acredito que a lingua é muito mais do que um meio de comunicação, a lingua é a pedra basilar de uma identidade cultural, discordo porque acredito que a riqueza linguistica de um determinado idioma contribui, em muito, para o desenvolvimento da inteligência emocional de quem o usa.


Uma língua sem nuances e significados não é uma lingua, são números ... frios, exactos e precisos... universalmente iguais ! E não é isso que se quer de uma língua, por isso não é - de todo - indiferente a forma como se fala ou como se escreve ! É relevante, é importante e é determinante para que possamos dizer exactamente o que se quer e, acima de tudo, como se quer !


Para além do mais, é patética a forma como pessoas com responsabilidades a nível nacional dizem as maiores alarvidades gramaticais e semânticas sem o menor pingo de preocupação ou de vergonha. É preocupante perceber que a figura de EXEMPLO é algo que não os preocupa.


Mas, também, bem vistas as coisas, porque é que tal facto constituiria preocupação a quem está mais precupado em que os alunos passem de ano em vez de, de facto, aprenderem !
Como diria a Sra Ministra da Educação numa entrevista à SIC:
"(...) Quando os resultados são, por si, maus e houveram (???) fragilidades nos conhecimentos e nas competências, aí está a prova de que o país está mal (...)" .
Ai "houveram", Sra Ministra? Está mal está ! Está muuuuito mal !


2 comentários:

  1. e como dizia o outro. - hades cá vir ... hades! LOL

    ResponderEliminar
  2. Joaquim, hoje em dia ñ é só o falado q é mt grave mas tb o escrito, q vais a ver e ja ñ percebes nada.... Os miudos já nem escrever sabem.... É pena, mas é o q temos! Bjk

    ResponderEliminar