quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Saramago, Saramago...


Foi com algumas reticências que me decidi a comentar as últimas declarações do nosso Prémio Nobel a respeito da Bíblia, aquando do lançamento da sua última obra "Caím".


Algumas reticências porque acho que tudo isto não passa de uma vulgar manobra publicitária para arranjar mais fregueses para o livro, assim - enquanto falamos disto - estamos a ser parte activa nessa mesma manobra publicitária... No entanto, o assunto é tão badalado, que este blog não poderia deixar passar a ocasião !


Pronto, tenhamos em consideração que o Sr.Saramago já é velhote; é velhote mas não está "gágá" e sabe perfeitamente as repercussões que uma situação destas tem. É, de facto, um modo fácil, barato e expedito de atrair atenção... pega-se em algo sagrado para milhões de pessoas em todo o mundo e utiliza-se a nossa notoriedade pública, porque já ganhámos um ´"Nobelzito", para desatar a ofender toda a gente ! Garantido ! É ver os "predadores" dos media a divulgar as declarações bombásticas e toda a gente a comentar ! ... e o livrito a vender ! Ah pois, porque quem quer saber o que diz, com alguma propriedade, tem de ler para depois poder falar com conhecimento de causa ! Eu, pessoalmente, não tenciono ler e o que aqui se comenta são as observações do escritor relativamente à Bíblia e, acima de tudo, a atitude de alguém que se devia dar ao respeito; não só pela sua provecta idade, como também pela projecção que o facto de ser um premiado com um Nobel lhe dá !


A notoriedade pública acarreta uma responsabilidade acrescida, mas o Sr Saramago fez de tudo isso tábua rasa e usou essa mesma notoriedade como veículo para a ofensa fácil e despudorada.


Não se trata aqui de liberdade de expressão, como defendeu o poeta-(ex) deputado Manuel Alegre, alegando que "era só o que faltava" o Sr Saramago não poder dizer o que pensa... o que faltava - e falta - era mesmo o Sr Saramago saber comportar-se à altura da posição de destaque que tem. Não se trata de dizer o que pensa, trata-se sim - na sua essência - de saber dizer o que se pensa e saber pensar o que se diz ! Capacidade que, ao que parece, o Sr Saramago não tem.


Claro que toda a gente pode expressar o que pensa, mas sendo o Sr Saramago a afirmá-lo a coisa assume uma dimensão diferente, tal como a Maitê Proença a dizer mal de Portugal na TV não é o mesmo que um qualquer brasileiro a fazê-lo em privado.


Quer o Sr.Saramago goste ou não, a Bíblia é um livro sagrado para milhões de pessoas em todo o mundo. É uma obra metafórica, que deverá ser lida e analisada no devido contexto histórico-social. Ao ter uma abordagem literal dos textos, ao ofender de forma leviana, o Sr Saramago só se diminui porque revela não ter estatura suficiente para lidar com o assunto de forma digna e só se ridiculariza, porque não tem a capacidade de contextualização esperada de um Nobel da literatura. E nós? Nós lamentamos, e somos dados a condescender... condescendemos porque o senhor já tem uma certa idade, condescendemos porque percebemos que o senhor só quer vender mais uns livritos e condescendemos porque - felizmente - temos mais respeito pela liberdade de pensamento do Sr Saramago do que ele tem pela liberdade de pensamento dos milhões de pessoas que respeitam o sagrado, sendo ou não religiosos, sendo ou não católicos sendo ou não judeus.


É essa uma das grandes virtudes da liberdade, essa mesma liberdade que o Sr Saramago sempre apregoou como bandeira do seu discurso, a liberdade que nos responsabiliza pelo respeito pelos outros e por termos de garantir aos outros a mesma liberdade que queremos para nós.


Ele (Saramago) que tanto criticou Sousa Lara por ter censurado o seu livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", com estas declarações, faz-nos pensar no que faria ele se tivesse poder politico e decisório !!! Ainda bem que o senhor só escreve !

3 comentários:

  1. Depois da Maité é o Saramago.
    Uma coisa é certa: Saramago ganhou leitores e a Biblia também.
    Gostei da tua abordagem.

    ResponderEliminar
  2. E eu tenho que confessar uma coisa: Fico pasmada com a facilidade com que exprimes o que pensas e abordas todos estes temas com profundidade e quiçá muita sabedoria. Sim senhor, estou estupefacta! Eu já te conhecia o dom da palavra, mas surpreendes-me pela positiva com tamanha facilidade na escrita. Leio todos os teus "posts" com a máxima atenção e, coisa gira, concordo sempre com o que dizes. É giro, não é? Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Abstenho de mais comentários. Tudo não passa de uma vulgar manobra publicitária com a qual não quero e não vou compactuar. Aproveito este espaço para algo que me parece mais útil: parabenizar V.Exa pelo magnifico blog onde espero ver belos textos com a mestria que há longos anos nos habituou. Serei seguidora!

    ResponderEliminar