terça-feira, 13 de outubro de 2009

BARROTE NELES !


Fomos hoje surpreendidos por um video que circula na net ( http://www.youtube.com/watch?v=QnrVZkKOOt0 ) de um excerto de um programa da Rede Globo (GNT) entitulado Saia Justa onde podemos ver uma "reportagem" da actriz Maitê Proença a comentar uma visita a Portugal !


O conteúdo é, obviamente, ofensivo, boçal e despropositado mas diz tudo não só da senhora Maitê como também das suas amiguinhas em estudio no Brasil. Mas também diz tudo da (ir)responsabilidade editorial da Rede Globo, a TV a quem Portugal compra telenovelas a metro.


Tudo isto não passaria de mais um insignificante fait divers que não mereceria qualquer comentário se não fosse feito por uma actriz de renome internacional à procura de protagonismo barato e posto no ar por um canal da rede Globo. Mas não me parece ser este o verdadeiro assunto, o verdadeiro assunto é a tal senhora, as suas colegas e a estação de televisão acharem que isto pode ser feito sem que haja qualquer problema ...


É óbvio que a senhora é ignorante, palerma e mal-educada, é claro que as suas coleguinhas são tão apalermadas como ela e é certo que a TV Globo é profundamente irresponsável; o que já não é nem óbvio, nem claro, nem certo é isto poder ser feito sem consequências.


Sinceramente, não sei qual a razão de uma anormalidade destas só vir a lume dois anos depois da sua emissão, dois anos depois dessa senhora andar a ser publicitada em peças de teatro, em livrarias, etc... o que sei é que se, mais uma vez, os nossos brandos costumes nos levarem a não reagir e não nos indignarmos porque "Ah ... nem vale a pena ligar..." ou " é de uma tal falta de nível que nem comentamos..." damos razão a tudo o dizem de nós.


Chega de sermos pretenciosamente cheios de nível e superiores e ir deixando que nos pisem e nos maltratem. Paremos de ignorar quem de nós goza e ridiculariza e ripostemos fortemente com legitima indignação. Não contra o povo brasileiro, óbviamente, mas contra qualquer um (brasileiro, inglês, chinês...) que tenha o pejo de dizer mal de nós !


Espero que esta sim, seja uma notícia despropositadamente ampolada pelos media e que se crie uma onda de indignação nacional para que toda a gente se comece a aperceber que não se pode ir dizendo o que se quer de nós e ficar tudo na mesma ! Sim... não se trata da comum Juráci, empregada de limpeza do predio do lado, que disse isto. Foi uma actriz conhecida, de renome, com caracteristicas de opinion maker, trata-se de um programa leviano que se permite a estas liberdades e trata-se de uma estação de televisão irresponsável sem o mínimo sentido de respeito. Trata-se de um grupo de gentinha que tem de ser posta no seu devido lugar !


Sempre fomos os bonzinhos que tratamos toda a gente bem. Acredito em acolher bem quem nos respeita e quem cá está, ou cá vem, com bons intuitos... mas sou igualmente a favor de sermos implacáveis para com quem nos prejudica, seja em que medida for !


Como se dizia na minha juventude: "Barrote neles !" e interpretem o barrote como quiserem !


PS : A propósito do video; na parte passada em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, os "pinheirinhos" ali em frente não são "pinheirinhos", são ciprestes (Cupressus Semprevires) ! E já agora alguém me sabe dizer o que é que a senhora está a cuspir para a água do fontanário ?

4 comentários:

  1. Estou estupefacta. Não só com o video mas com as noticias de ontem da SIC. Maitê proença, ao contrário do que diz o jornalista, não pede desculpas aos portugueses. Em nenhum momento ela diz a palavra "desculpa". Ela diz que era uma brincadeira... e se fosse brincar com a história do país dela? ... ah é verdade, eles têm um país sem grande história! Ela também diz que aquilo deu num programa de humor e que nós é que não temos humor... nós temos sentido de humor sim, fartamo-nos de rir de tanta burrice, mas temos honra e orgulho em ser portugueses! E acaba ainda por dizer que o programa em que aquilo passou é um programa de humor inteligente... agora é que estou aparvalhada... onde é que está a inteligência de ver uma suposta actriz conceituada a cuspir ao lado de uma estátua? Pois se calhar é mesmo por aí, a nossa inteligência é muito exigente para poder sequer achar graça a tamanha estupidez. Espero bem que os portugueses não se esqueçam de quem é esta pessoa e que não vejam as telenovelas dela e que não comprem os livros dela e que, acima de tudo, não a recebam em Portugal. E mais, para se ser português não basta querer, essa história do avô ser português e de ela se considerar portuguesa tem muito que se lhe diga.

    ResponderEliminar
  2. Para esta senhora só mesmo um comentário tipo o do Vitor Espadinha, no programa do Aurélio Gomes (RCP) do dia 12 de Outubro, que, quando questionado sobre este "caso" este deu a resposta que se adequaria a este tipo de cretinices... "o minha não queres dar uma voltinha???"... Ganda Vitinha!!!

    ResponderEliminar
  3. Fiquei bastante desapontado com a notícia.

    Quando esta senhora diz. "Depois a gente fala de português, que eles são esquisitos. Mas é assim mesmo".

    Mas nós como portugueses, pertencemos a um país de grandes apreciadores de bom humor talvez por isso que sejamos esquisitos ao qual grupo esta senhora não se enquadra.
    Tão rico é o nosso humor que existem pessoas que colocam o número da porta virado ao contrário, ou talvez tenha sido o câmara-men q acompanhava a senhora que colocou na tela o filme em espelho dai ver-se o nº 3 ao contário.

    Nesse programa no qual participa “saia justa” só o nome diz tudo e além do mais todas as outras actrizes que tb participavam do regabofe,
    têm um grau de QI igual ao dela.

    Em vez de tentarem fazer humor rasca e de baixo nível, pediam ao Professor José Hermano Saraiva umas aulas particulares de História e Património Nacional.
    Essa Senhora, como actriz conceituada que é, cuspiu num monumento histórico, de interesse mundial em frente a uma câmara que depois emite o vídeo para todo o mundo, acho que é uma grande falta de educação e como figura pública, deveria dar o exemplo e o devido respeito que o nosso património merece.

    P.S. - Quanto ao cuspir na fonte teve muito azar pq o cuspo voltou e bateu-lhe na cara e teve q pedir desculpa ao Portugueses.

    ResponderEliminar
  4. Teria muito para escrever , se o meu peoscoço permitisse, mas apenas remato com este reparo.

    Revejam o video e reparem bem na portura da senhora em estudio, num programa de televisão.

    Tá tudo dito, ganda cxxxa.

    ResponderEliminar