segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mais Gripe !


Vacinação arranca hoje com 54 mil doses de vacinas.


A primeira fase de vacinação contra a gripe A em Portugal arranca hoje, dia 26 de Outubro, com 54 mil doses de vacina. A meta do Governo é ter no final do ano meio milhão de portugueses imune à pandemia deste século.


Em 2010, serão imunizados os restantes dois milhões e meio previstos. Entretanto, é tempo de tirar as dúvidas sobre a vacina.


Portugal adquiriu seis milhões de doses de vacina contra a gripe A (H1N1) para a vacinação de 30 por cento da população residente, embora essa percentagem possa vir a ser maior, uma vez que a dose infantil é metade da dose de adulto.


É sabido que nenhuma vacina é, totalmente, desprovida de riscos, no entanto a questão fundamental persiste : Será mesmo necessária esta vacina ?


Não querendo incorrer no argumento fácil de mais uma "teoria de conspiração", afirmando que a "invenção" da Gripe A e do H1N1 é mais uma forma das grandes farmaceuticas ganharem dinheiro com as vacinas e remédios associados, sou levado a pensar na espiral de inoculações em que a nossa sociedade entrou, não permitindo - por um lado - que o nosso organismo crie resistências naturais, enquanto - por outro - "força" os vírus a criar mutações constantes para superarem os anticorpos, tornando-se cada vez mais complexos e resistentes.


Vivemos, cada vez mais, num mundo esterilizado, sem sal e sem côdea, num mundo onde tendemos a controlar tudo... até os vírus.


Parece-me, e há milhões de pessoas que partilham a mesma opinião, que a Gripe A não tem efeitos de maior em pessoas saudáveis... não passará de mais uma gripe com sintomas ligeiramente distintos. A gripe sazonal mata, todos os anos, milhares de pessoas, pessoas debilitadas, com doenças respiratórias, com idade avançada, etc... são, exactamente, as mesmas que serão atingidas, maioritariamente, pelo virus H1N1. Parece que a diferença entre a gripe sazonal e a A não é muito grande. No entanto, a humanidade mergulhou numa histeria colectiva de inoculação, recorrendo a uma vacina da qual ainda ninguém conhece os efeitos secundários, da qual ainda ninguém (isento) pode afirmar que tem um saldo positivo na relação "custo"/beneficio.


Há, a acrescentar, sinais preocupantes, como o facto do governo alemão e o seu exercito terem reservado uma vacina diferente da que será administrada ao resto da população, tal como o número, surpreendentemente, elevado de profissionais de saúde em todo o mundo que se recusam a tomar a vacina.


Sinceramente, considero um absurdo esta loucura colectiva de vacinar todos contra tudo... é uma batalha perdida à partida e é uma batalha que, paulatinamente, vai retirando armas ao nosso bem desenhado organismo!


Recentemente, foi divulgada uma hipotética ligação entre a vacina contra a gripe A (H1N1) e uma rara e grave doença neurológica, a síndrome de Guillain-Barré. Questionado recentemente por um jornal diário, o presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Saúde Pública, Mário Jorge Rêgo, admitiu que «as vacinas não estão isentas de riscos», adiantando que quase todas as vacinas e infecções podem causar essa síndrome, embora seja raro.


Estamos a ficar cada vez mais frágeis enquanto espécie natural, as nossas crianças são tratadas como doentes, mesmo que não o sejam, e é-lhes - frequantemente - negado o direito de brincar livremente na rua e com alguns brinquedos, em nome de uma saúde e higiene perfeitamente disparatadas.


Ainda temos direito de opção nesta vacina, pelo que pensemos bem antes de darmos mais um passo importante para a nossa saúde, pensemos bem e analisemos se o custo para a nossa saúde de tomarmos esta, mais uma, vacina, não é superior ao - hipotético - benefício.


Não será melhor "lutar" com um inimigo conhecido do que ter de recorrer a "armas" desconhecidas e cujas consequências ainda são, em parte, um mistério ?

2 comentários:

  1. A natureza não fez o nosso corpo toa. Deu-lhe a capacidade de se defender dos ataques exteriores. Estamos a tirar-lhe essa capacidade!
    Vá lá que se vacine contra doenças que nos levam à morte, aceito. Mas contra a gripe??? Afinal esta gripe continua sem matar mais gente do que a gripe comum...
    É como a vacina da varicela para os miudos. Mas desde quando é que a varicela fez mal a alguém? Ah é verdade, faz mal aos pais que se recusam a ficar com as crianças 1 semaninha em casa - demasiado cansativo !!!
    Deixem o corpo reagir ao que tem que reagir, deixem o corpo ganhar imunidades e, quem sabe, daqui a uns tempos seremos todos muito mais saudaveis.
    Já agora, tanto dinheiro gasto em investigação para prevenir uma gripe, por que é que não se investe tempo e dinheiro em descobrir curas e vacinas para doenças que nos preocupam muito mais, como o cancro??? Para essas doenças, sim, porque infelizmente ainda continuam a matar muita gente.

    ResponderEliminar
  2. Concordo que o contágio seja grande e há que retomar as medidas de higiene habituais (algumas esquecidas) como, o lavar as mãos com frequência tão em desuso actualmente.
    Ainda me lembro, no meu tempo de menina, antes de ir para a mesa iamos lavar as mãos e mostrávamos se estavam lavadas e a cheirar a sanão. O nosso organismo tem meios próprios para defesa, às veze precisa duma ajudinha mas, irmos tomar uma vacina que se desconhecem os efeitos colaterias? Não me parece muito correcto.

    ResponderEliminar